GPD Web

Tipos de site: qual é o ideal para o meu negócio?

Compartilhar

Antes da popularização da internet, os sites eram estáticos e a maioria deles contava apenas com blocos de textos e fotos que mudavam pouco. Com o passar do tempo, porém, o mercado virtual evoluiu e passou a oferecer diversos tipos de sites, criados para finalidades distintas. 

Com a grande concorrência no ambiente virtual, as empresas viram que é necessário criar estratégias para o desenvolverem o seu negócio na internet.

Se você quer melhorar a divulgação dos seus serviços e produtos on line, mas ainda não tem ideia de como começar, você vai conhecer sobre os tipos de site e descobrir qual deles é o melhor para a sua empresa.

  1. Site Institucional

Os sites institucionais são tipos de site indicados para a empresa que já possui um público informado sobre os produtos e serviços desenvolvidos pela empresa. Ele funciona como um cartão de visitas online e surte mais efeito para visitantes que já estão familiarizados com a sua marca.

Esses são tipos de sites que apresentam mais descrição sobre a empresa, seus produtos e serviços.

Resumindo, o site institucional marca a presença digital da sua marca e reúne informações importantes sobre a empresa. Veja agora quais são essas informações:

  • Qual é a missão, visão e valores do negócio;
  • Quem são as pessoas que executam o trabalho;
  • Quais os produtos e soluções ofertados;
  • Quais são os diferenciais mercadológicos.

Os sites institucionais são um pouco limitados, quando o assunto são técnicas de Marketing Digital. Mas isso pode ser resolvido com a criação de um blog. Afinal, o marketing de conteúdo permite que você ofereça algo de valor ao seu visitante, sem falar diretamente no seu produto. Essa estratégia faz aumentar o interesse do visitante pela marca, contribuindo para que ele se torne um cliente em potencial ou lead.

Esses leads, por sua vez, precisam ser nutridos, para que possam avançar na jornada de compra.

  • Landing Pages e Hotsites

Dentre os tipos de site, há as landing pages e os hotsites. Vamos explicar qual é a função de cada um deles, começando pela Landing page.

A landing page, embora seja muito parecida com o hotsite, é focada em conversão. Ela é muito importante dentro de uma estratégia de inbound marketing, pois, é responsável pela captação de dados, fazendo grande diferença em uma campanha de marketing digital. É por isso que a landing page deve ser leve, ter uma estrutura simples e abrir de forma rápida. Há alguns requisitos que toda landing page precisa cumprir. Confira:

  • Trazer uma solução para o problema do público-alvo;
  • Oferecer conteúdo relevante em troca de dados;
  • Disponibilizar um formulário para a captação dos dados ou um call to action.

Agora vamos falar dos hotsites, que são bastante utilizados na divulgação de um produto ou serviço de forma bem específica. Os hotsites podem ser temporários. Eles são utilizados para reforçar alguma campanha, divulgar um produto novo ou até mesmo sazonal. Geralmente, os hotsites são desativados após algum tempo.

  • Blogs

Os blogs são tipos de sites de estrutura mais simplificada, mas que são ótimos para conteúdo, já que possuem diversos recursos de mídia. Os blogs são fundamentais para as empresas porque são ferramentas capazes de gerar autoridade, aumentar o número de conversões e alimentar o relacionamento com os clientes.

  • Portais

Os portais são mais completos do que os outros tipos de site e comportam uma grande quantidade de dados e de conteúdos. Os portais são voltados para empresas que trabalham com informações e notícias. Assim, esses sites apresentam em sua estrutura, seções diversificadas, como notícias, meteorologia, moda, etc.

  • E-Commerces

Uma loja virtual é um site caracterizado pela venda de produtos e serviços na internet. Desse modo, deve apresentar uma lógica de navegação intuitiva, além de muita segurança. Afinal, fazer compras on line é um comportamento que tem aumentado no Brasil. Porém, é preciso ressaltar que a experiência do usuário, associada aos quesitos de segurança vão determinas o sucesso ou o fracasso de uma loja virtual.

  • Sites One Page/Mini-site

Este é o site ideal para a empresa que está ingressando na web e precisa de uma opção simples e de visual atrativo. Nele tudo é acessado pela barra de rolagem. Ele não apresenta várias páginas; ele direciona as informações para uma única URL. O site one page tem uma vantagem que é ser altamente responsivo, característica muito valorizada no acesso mobile.

Como você deve ter percebido, existem vários tipos de sites e cada um deles é indicado de acordo com os diferentes modelos de negócios e necessidades. Uma empresa pode ter até mais de um tipo de site, vai depender do objetivo traçado.

E aí, conseguiu identificar qual é o melhor formato para a sua marca? Se tiver restado alguma dúvida, a GPD Design pode te ajudar a esclarecer. Entre em contato conosco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois + 7 =