GPD Web

O Que é um site responsivo?

Compartilhar

Você possui um site responsivo? Têm visitantes que se conectam com você por diversos dispositivos? Se você não soube responder a essas perguntas,
não se desespere. Vamos te explicar nesse post o que é um site responsivo e que a sua importância.

O que mudou com o smartphone?

O site responsivo nasceu com a revolução dos smartphones. As pessoas estão cada vez mais acessando a internet por celulares e tabletes e menos por notebooks ou computadores de mesa, os chamados PCs. Há pessoas que sequer possuem um computador em casa. De acordo com a 30ª Pesquisa Anual de Administração e Uso de Tecnologia da Informação nas Empresas, realizada pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP) no ano
passado, o Brasil possui mais de 420 milhões de celulares ativos. Desse modo, podemos concluir que a maioria das pessoas está navegando em aplicativos ou sites através do celular. E é agora que vem um alerta importante. Se o seu site não é responsivo, é bom reconsiderar, pois é necessário que o seu negócio esteja nas mãos do usuário. Caso você não faça isso, estará correndo o risco de perdê-lo para a concorrência por conta da péssima experiência que acabará tendo.


O que é um site responsivo
Um site responsivo é aquele que é desenvolvido para ser adaptado a qualquer tipo de tela e resolução, sem que haja distorção. Quando o design é responsivo, ele é inteligente e capaz de identificar a largura de cada dispositivo.
Dessa maneira, os elementos da página como imagens e fonte, por exemplo, não ficam desproporcionais. Sintetizando, o site responsivo se ajusta a qualquer resolução de tela com o mesmo layout, proporcionando ao usuário, a mesma experiência, não importando se ele está acessando de um PC, de um tablete ou de um celular.

Algumas pessoas confundem sites responsivos com versões mobile. Descubra como diferenciar um e outro. O site responsivo, como já falamos, é projetado para abrir em qualquer tipo de tela. Já um site em versão mobile trata-se de um site separado, desenvolvido especialmente para ser aberto em certos tipos de dispositivos.
Vale salientar que o ideal é ter um site responsivo. Falaremos mais a respeito no próximo tópico.

Quais as vantagens de ter um site responsivo
Agora que você já sabe o que é um site responsivo, vamos mostrar por que você deve ter um. Fizemos uma lista com as principais razões. Confira!

  1. Melhora a experiência do usuário

Ao acessar a sua página por um dispositivo móvel, o usuário precisa encontrar aquilo que está buscando. Caso isso não aconteça, ele provavelmente recorrerá à outra marca ou empresa. Mas, se ele fica satisfeito e tem uma experiência positiva ao acessar o seu site, certamente ele comprará de você.

  1. A tendência é o acesso via mobile

Ter um site responsivo faz toda diferença em um cenário em que o acesso à internet por dispositivos móveis só aumenta. Cerca de 79 milhões de brasileiros utilizam esses dispositivos atualmente e a previsão é de que esse número cresça ainda mais.

  1. SEO
    O Google prefere websites responsivos e quando a busca é feita via dispositivo móvel, dá prioridade a esses sites, aumentando assim o tráfego orgânico.

Portanto, ter um site responsivo ajuda o seu site a aparecer nos resultados de busca, independentemente do dispositivo que o usuário esteja utilizando para realizar a pesquisa.

  1. Aumenta a velocidade da página
    O tempo ideal para carregamento do conteúdo acima da dobra em um dispositivo móvel é menos de 1 segundo. Enquanto isso, o carregamento completo da página deve ocorrer em menos de 2 segundos. Porém, isso não costuma acontecer se a versão desktop de um site for carregada em um dispositivo móvel. Lembrando que a velocidade de carregamento também é um fator que conta pontos para o Google. O site responsivo carrega mais rapidamente, já que é bem mais leve e otimizado para dispositivos móveis.
  2. Reduz a taxa de rejeição
    Quando o site é responsivo, menos usuários entram no seu site e saem sem interagir. Essa é uma métrica que está diretamente ligada à experiência do usuário, da qual já falamos anteriormente. Fique atento, pois se a taxa de rejeição for alta, é provável que você perca posições no Google. Isso acontece porque o buscador entende que o conteúdo que você está entregando não é relevante.
  3. Aumento da taxa de conversão
    Mais uma vantagem do site responsivo é que ele pode gerar mais leads e aumentar a taxa de conversão. Se você utiliza as redes sociais para divulgar conteúdo, é fundamental que as páginas sejam responsivas. Afinal, o usuário poderá navegar nas redes pelo smartphone e visualizar seu link no feed de notícias. E se, ao clicar, a página for desalinhada, é muito maior a chance de ele não converter do que ele abrir novamente o link no desktop.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × um =