GPD Web

As 5 melhores práticas de SEO para o seu site

Compartilhar

Quer ver o seu site na primeira página do Google para vender mais, mas não sabe o que fazer para conseguir isso? Então o que você precisa é adotar boas práticas de SEO para alcançar e permanecer nessa posição. Saiba o que é SEO e conheça 5 práticas de SEO para um bom rankeamento no Google.

O que é SEO e por que adotar boas práticas?          

SEO (Search Engine Optimization) diz respeito à otimização para mecanismos de busca. São técnicas de otimização para sites, blogs e páginas na web. Essas otimizações tem como objetivo alcançar bons rankings orgânicos gerando tráfego e autoridade para um site ou blog.

Quanto mais tráfego um site possui, mais relevante ele se torna, e esse é um dos motivos pelos quais o SEO é uma tática imprescindível para quem quer se destacar.

Antes de falarmos dessas boas práticas efetivamente, é preciso dizer que, ao iniciar uma estratégia de SEO, você deve saber claramente quem é o seu público-alvo e quais são as necessidades dele. Você só será capaz de produzir um bom conteúdo se entender o seu público. Veja a seguir 5 práticas de SEO que você precisa conhecer para alavancar o seu negócio no Google.

  • Escolha um bom domínio

Essa é uma dica que pode ser aplicada a sites institucionais, blogs e e-commerces, só que de formas distintas. Comece escolhendo um domínio forte.

Para um site institucional, por exemplo, um domínio forte utiliza o nome da empresa para evitar que outros resultados sejam encontrados durante a pesquisa pela sua marca.

Já nos casos dos blogs e e-commerces, uma boa prática seria fazer uso de palavras-chave relacionadas ao seu negócio e que possuem um bom volume de busca pelo público.

  • Faça links internos

Os links internos são disponibilizados para economizar o tempo do público e ao mesmo tempo, melhorar a sua experiência on line. Como isso funciona? Esses links costumam trazer informações coerentes com o assunto e que, provavelmente o público já pensa em procurar. Desse modo, ao facilitar essa pesquisa, as chances de que ele permaneça por mais tempo no seu blog, são maiores.

Os motores de busca, assim como o Google, entendem que essa é uma das práticas de SEO que geram um benefício ao público.  É por isso que o posicionamento dos sites que fazem uso dela melhora, auxiliando ainda na indexação de novos conteúdos.

Logo, você só tem a ganhar com o uso de links internos, mas tome cuidado para não exagerar no número de links em um conteúdo.

  • Criar links externos

Não são apenas os links internos que são bons para o seu blog. Os links externos também são muito valiosos, mas é bom avisar que não é tão fácil consegui-los. Afinal, é necessário que outro site direcione para a sua página ou para o seu conteúdo. Quer saber como é possível estabelecer links externos?

Há duas maneiras de obtê-los: a primeira é trabalhando bem a sua presença on line e a segunda é entrando em contato com outros sites para fazer guest posts, que nada mais é do que um conteúdo colaborativo. Geralmente, os guest posts são feitos por encomenda de um post sobre determinado produto ou serviço. Uma loja de cosméticos, por exemplo, pode contratar uma blogueira para escrever sobre uma nova linha de hidratantes com o link para a loja virtual.

A melhor forma de fazer guest posts é encontrando segmentos de negócios que trabalhem em conjunto com seus produtos ou serviços, atendendo o mesmo público.

  • Dar nomes às imagens

As boas práticas de SEO incluem uma dica que serve para todo tipo se site. Dê nome às imagens que você exibe em seu texto ou em sua página de venda.

Mas, atenção, Os robôs dos motores de busca analisam essas imagens e as indexam de acordo com as palavras-chave contidas no arquivo. Por isso, as imagens devem ser nomeadas conforme as palavras-chave relacionadas ao assunto ao qual se referem.

  • Use URLs inteligentes e amigáveis

A estrutura da URL do seu blog também é um fator significativo no rankeamento dos buscadores. Mas, o que é a URL? Basicamente, é o endereço que nos encaminha direto para o site procurado.

As boas práticas citadas no tópico anterior se aplicam no caso das URLs. Não é bom que as páginas do seu site contenham datas ou letras aleatórias. Então, use palavras-chave e termos do seu conteúdo que são considerados importantes.

Cuide para que as URLs sejam amigáveis, isto é, fáceis de memorizar e ler. É importante ainda que elas sejam atemporais, pois isso permite a atualização de conteúdo sem necessidade de mudança de URL.

E aí, gostou das dicas de boas práticas de SEO?  Conte nos comentários e fique por dentro das novidades, acompanhando o nosso blog. Siga-nos também nas redes sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × 4 =